Clique aqui para descarregar um ficheiro PDF com toda a informação técnica fornecida pela marca. (1490Kb)

 

Para visualizar este documento terá de possuir o software Adobe Reader fornecido gratuitamente pela Adobe

Clique na imagem abaixo para o descarregar.

Clique na imagem para ver dimensões.

Ventiladores Vortice – Série doméstica


Vort Prometeo HR 400

Vortice Prometeo

Silencioso e dotado de elevada eficiência térmica - até 92% de recuperação do calor. Possibilita uma significativa poupança de energia ao diminuir as necessidades de aquecimento da residência. Controlo remoto digital por rádio frequência (RF).

Bypass automático de Verão e protecção anti-congelamento.

Permite a montagem em posição horizontal ou vertical.

VORT PROMETEO HR 400, é uma unidade bastante compacta destinada a assegurar a ventilação mecânica centralizada essencialmente em habitações unifamiliares, de modo contínuo e com uma taxa de recuperação de calor extremamente elevada que poderá atingir os 92%.

 

O equipamento pode ser instalado indiferentemente na posição horizontal ou vertical e permite de uma forma silenciosa a renovação permanente do ar no interior da residência, através de bocas de extração situadas em diferentes locais (casas de banho, cozinha) e bocas de insuflação colocadas nos compartimentos principais (sala de jantar, quartos) que introduzem o ar novo proveniente do exterior.

 

O VORT PROMETEO HR 400 remove desta forma o ar viciado de todos os compartimentos húmidos e cria um movimento constante de ar a partir dos compartimentos secos onde se verifica a insuflação do ar.

 

No entanto, o objectivo do equipamento não fica limitado a esta simples operação. Com efeito, o princípio de funcionamento deste equipamento, consiste na máxima captação possível de CALOR do ar quente viciado extraído do ambiente local (tarefa executada por um dos dois ventiladores centrífugos, dotados com motores de corrente contínua sem escovas de muito baixo consumo eléctrico - inovadora tecnologia “Brushless DC-EC motors”) que, ao passar nos múltiplos canais de um permutador de calor sintético integral em polietilene de elevada eficiência, cede uma quantidade significativa de energia térmica ao ar novo limpo e mais frio proveniente do exterior que é insuflado no interior dos compartimentos principais secos da habitação , após ter atravessado o referido permutador no sentido inverso ao da expulsão do ar viciado – fluxos cruzados em contra-corrente.

 

Os caudais de ar necessários estão definidos na actual Legislação Dec-Lei nº 80/2006 (RCCTE). Em condicões normais de utilização os caudais de ar extraído e ar novo são praticamente iguais. No modo de funcionamento completamente automático as condições ambientais no local manter-se-ão constantes e o consumo energético é reduzido.

 

Os sensores que medem a temperatura, a humidade relativa e os níveis de CO2 do ar tratado possibilitam ao equipamento quando está funcionar no modo automático seleccionar a velocidade mais adequada, ao passo que o controlo remoto permite não só a intervenção do utilizador como também recebe e monitoriza os níveis de conforto transmitidos pelo VORT PROMETEO HR 400.

 

Os fluxos de entrada e saída do ar são separados e devidamente filtrados. Durante a época fria o calor do ar extraído é transferido ao ar novo com uma eficiência térmica que poderá atingir os 92%. A condensação criada no processo é recolhida no interior do equipamento e posteriormente drenada automaticamente para o exterior.


BYPASS AUTOMÁTICO DE VERÃO
Free cooling

Quando a temperatura exterior for igual ou superior à temperatura interior pretendida que tenha sido seleccionada, mas por outro lado inferior à temperatura interior existente no momento, a válvula de bypass abre, permitindo a entrada directa do ar exterior sem passar pelo permutador de calor. Esta função é particularmente útil nas noites de Verão.

 

 

 


PROTECÇÃO ANTI-CONGELAMENTO

 

Quando a temperatura e a humidade relativa dos fluxos de entrada e saída de ar se encontrarem numa condição tal em que possa ocorrer formação de gelo na superfície do permutador de calor e afectar a eficiência do equipamento, a válvula de protecção anti-congelamento começará a abrir automaticamente e de modo gradual numa tentativa de corrigir a situação.

Em climas particularmente agrestes esta medida, assim como eventuais ajustamentos automáticos da velocidade dos ventiladores de insuflação e extração, poderá revelar-se insuficiente e nesses casos a “Vortice” recomenda a instalação de uma bateria opcional de pré-aquecimento de 500W (acessório cód. 22317) que será ligada automaticamente a partir de um sinal enviado pelo VORT PROMETEO HR 400.

Desta maneira o ar fresco proveniente do exterior será aquecido convenientemente e garante-se que não se formará gelo.

 


FILTROS

O VORT PROMETEO HR 400 inclui de origem 2 filtros F5 que se encontram instalados no interior da unidade, próximos do permutador de calor.

 

Estes filtros são facilmente acessíveis após remoção do painel frontal. Têm como objectivo impedir a entrada de impurezas na habitação e no permutador de calor.

Um filtro extra anti-pólen, classe F7 (acessório cód. 22323) poderá ser opcionalmente instalado na unidade, assegurando assim capacidades de filtragem adicionais.


O VORT PROMETEO HR 400 monitoriza a condição em que se encontram os fi]ltros (estado de sujidade/colmatação e estado de saturação) e electronicamente indica de forma visual e audível se é necessária a manutenção dos filtros.

 


CONTROLO REMOTO DIGITAL POR RADIO FREQUÊNCIA (RF)

Cada função do equipamento é controlada pelo controlo remoto digital por radio frequência (RF).

 

Este controlo com transmissão e comunicação de 2 vias tem funções específicas para o instalador e para o utilizador final. Assim, no caso do instalador, este comando permite não só ligar e desligar o equipamento, como lhe possibilita a introdução dos valores das velocidades mínima e máxima (também designadas por velocidades 1 e 3, respectivamente) dos motores dos ventiladores e que simultaneamente com a regulação das bocas de insuflação e extração, constitui o procedimento técnico inicial, extremamente simples, mas absolutamente necessário por forma a estar em conformidade com a legislação em vigor.

 

A velocidade média (Velocidade 2) poderá ser seleccionada no modo de funcionamento manual e é calculada pelo sistema de controlo electrónico com base nas velocidades mínima e máxima previamente estabelecidas.

 

O utilizador final tem o controlo através do controlo remoto digital por rádio frequência (RF) das seguintes funções:

 

Modo de Operação manual (a selecção das velocidades é feita pelo utilizador final);

Modo de Operação Automática (a velocidade de funcionamento é controlada automaticamente pelo sistema em função das condições ambientais medidas pelos sensores);

Modo de Verão, ou bypass automático de Verão (o ar exterior é introduzido directamente na habitação sem passar pelo permutador de calor tornando deste modo possível a ventilação do local sem haver transferência de calor);

Selecção das velocidades (1, 2, 3) do equipamento quando este se encontra em modo manual;

Temperatura interior pretendida (a qual poderá determinar, caso seja necessário, a entrada em funcionamento da válvula de bypass);

Timer” ou Temporização (esta função força o equipamento a funcionar na máxima velocidade por períodos de 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos, ou indefinidamente em contínuo até o equipamento voltar à velocidade 1).

 

O controlo remoto digital por rádio frequência (RF) disponibiliza as seguintes informações:

 

Modo de funcionamento do equipamento (modo manual, modo automático, modo de Verão);

Indicador de velocidades (1, 2, 3);

Indicador de“Timer” ou Temporização;

Temperatura média, humidade relativa e níveis de CO2;

Hora e data.

 

Uma antena exterior de rádio frequência (RF) com ligação por cabo incluída (acessório cód. 22315) poderá ser opcionalmente instalado na unidade, permitindo assim o controlo do equipamento caso este se encontre instalado num local blindado das ondas de rádio.


FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO

O VORT PROMETEO HR 400 analisa a temperatura, a humidade relativa (H.R.) e os níveis de CO2 do ar tratado e utiliza esta informação, quando em funcionamento automático, para determinar quando será necessário utilizar a velocidade 1 ou 3 e assim manter o ambiente nas melhores condições possíveis. Deste modo, o funcionamento automático revela-se como uma das funções mais úteis do equipamento

 


SUPRESSÃO DE RUÍDO

O equipamento é também fornecido com um silenciador (com 0,5 m. de comprimento) para minimizar a emissão sonora e por conseguinte optimizar os níveis acústicos no interior da residência. Este silenciador deverá ser colocado com uma das extremidades logo na boca do equipamento correspondente à saída do ar tratado para o interior da residência e a outra extremidade ligada à respectiva conduta de insuflação do ar.

 

 


CERTIFICAÇÕES

O VORT PROMETEO HR 400 é certificado através das mais recentes normas europeias, tais como:

 

Segurança:

EN 60335-1: “Safety of electrical appliances for domestic and similar use, part 1: General Standards”;

EN 60335-2-80: “Safety of electrical appliances for domestic and similar use, part 2: particular standards for fans”;

EN 50366: “emissions potentially dangerous from electromagnetic fields (EMF)”;

EN 60529: “degrees of protection provided by enclosures (IP code)”;


Compatibilidade electromagnética (EMC):

EN 55014-1: “electromagnetic emissions”;

EN 55014-2: “immunity to electromagnetic fields”;

EN 61000-3-2: “limits for harmonic current emissions”;

EN 61000-3-3: “limitation of voltage fluctuation and flickers”;

 

Desempenho

EN 308: “heat exchangers performances”;

EN 13141-7: “fans performances”;

“ADF (2006) System 4 – Continuous Mechanical Extract with Heat Recovery (MVHR) – applicable in England and Wales”;

“Scottish Technical Handbook 2007 ; Section 3.14”;

“TGD (2008) Part F – Ventilation - applicable in Ireland”;

“BRE Digest 398 - Continuous Mechanical Ventilation in dwellings”.

 


CARACTERÍSTICAS

Dados técnicos

Caudal máximo: 420 m³/h (*)
Consumo máximo: 195 W
Altura: 935 mm.
Largura: 840 mm.
Profundidade: 504 mm.
Peso: 25 kg.

(*) Valores referentes à pressão estática zero.

 

Permutador de calor

Tipo fluxos cruzados em contra-corrente fabricado em PE (polietilene).
Design em contra-corrente para maximizar a transferência de calor (é cerca de 30% mais eficiente que um permutador de fluxos cruzados convencional).
Constituído por múltiplos canais de geometria triangular (sistema patenteado) por forma a aumentar substancialmente a superfície total de permuta de calor.

 

Invólucro externo

Em PPE (“PP polyfoam”).

 

Turbinas, tampa frontal e parafusos da tampa frontal
PP (polipropileno).

 

Controlo remoto

ABS

 

Invólucro de alojamento da placa PCB e controladores
ABS+PC com grau auto-extinguível V0

 

Motores dos ventiladores

Tipo “Brushless DC-EC motors”, ou seja motores de corrente contínua sem escovas e com controlo electrónico que se caracterizam por combinar elevados desempenhos (através de um controlo muito preciso da velocidade de rotação) com consumos eléctricos muito baixos. Estes motores são montados no equipamento em suportes anti-vibratórios

 

Bocas de ligação

Com 150 mm. de diâmetro. Cada ligação tem um diagrama que mostra a direcção e proveniência do ar.